4 de maio de 2010

Micélio Carnívoro

hifas a estrangular um nemátodo

Através de alguns estudos chegou-se à conclusão de que certas espécies (Pleurotus Ostreatus, e.g.), devido à carência de hidrogénio de certos habitats, são carnívoras.

Elas alimentam-se de nemátodos, animais que podem parasitar as mais variadas espécies vegetais, podendo residir nestas até 30 anos, arruinando, inclusive algumas culturas (alho, pepino, batata, trigo, centeio, aveia, alfafa, cebola)

Mais uma excelente razão para a inoculação de micélio em solos de culturas vegetais.



(excerto de The Private Life of Plants, de David AttenboroughBBC)




9 comentários:

  1. Obrigado Fernando sempre com material interessante.

    Off topic
    Alguém me sabe dizer onde arranjar sacos com filtro para fazer spawn?

    ResponderEliminar
  2. o video tem a sua piada... sabes se ta em tempo real??? ou ta acelerado... de qq forma ya brutal, nao conhecia esta interacao entre dois parasitas

    ResponderEliminar
  3. Também ando com o mesmo problema João.
    Isto dos frasquinhos já me anda a enjoar mas não está fácil encontrar respostas.

    mandar vir dos EU, esquece; os preços são bons mas os portes ficam em 40$, sensivelmente;

    por outro lado, tens a unicorn bags que tem distribuidora na holada http://www.antenna.nl/spore/Orderform.htm mas ainda não consegui entrar em contacto com eles.

    Espero que tenha sido útil.

    ResponderEliminar
  4. J. João5/05/2010

    Conheço esta loja, mas cria uma alternativa mais económica.
    http://pt.azarius.net/smartshop/shrooms/growing_accessories/filter_bag/

    ResponderEliminar
  5. ora aí está...os preços são acessíveis.

    o gajo da unicorn respondeu-me ao mail e da holanda fica a 40 e tal € só os portes, por isso vou optar pela azarius.

    Brg pela dica deu mm jeito.

    Também cultivas?

    ResponderEliminar
  6. J. João5/09/2010

    Tenho-me aventurado com as repolgas (P.O.)

    ResponderEliminar
  7. manda fotos para o mail que gostava de ver isso

    ResponderEliminar
  8. @somálio: não te sei responder se é em tempo real mas parece-me que sim.

    Só o nemátodo é parasita, o mic. de P. Ostreatus é sapróbio (só se alimenta de matéria morta).

    Abraço.

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...